Uma centena de antigos governantes, autarcas e dirigentes do PSD e do CDS assinaram um manifesto de apoio à candidatura de Henrique Gouveia e Melo.
O contexto internacional, a degradação da democracia e o fraco crescimento económico são argumentos que une 100 personalidades da política nacional no apoio a Gouveia e Melo. Manifesto recorda ainda o legado de Sá Carneiro.
Conheça o manifesto e a lista de signatários.
100 assinaturas de apoio a Henrique Gouveia e Melo
1 – O mundo em geral, e também Portugal, atravessam um momento histórico delicado, que requer uma particular atenção de todos nós.
Seja pela complexa situação político-militar global, que pode vir a determinar uma nova ordem internacional, ou pelas ameaças que consequentemente o projeto europeu enfrenta; Seja pelo notório descontentamento com a degradação da qualidade da nossa democracia representativa, que tem originado um perigoso crescimento da intolerância e das forças mais extremistas que a suportam, ou pelo fraco desempenho económico e social que o nosso País tem apresentado desde o início do século e que ameaça o nosso futuro coletivo; Seja pelo consequente esmorecer da esperança e da confiança na política e nos seus principais agentes, o momento que vivemos exige de todos nós atitudes de coragem e de frontalidade na defesa genuína do superior interesse do nosso País.
2 – Em momento igualmente determinante para a vida nacional, o fundador do PPD/PSD, Francisco Sá Carneiro, ensinou-nos a ordem das prioridades: “Primeiro o País, depois o Partido e, por fim, a circunstância pessoal de cada um de nós”, é a frase que nos guia e que queremos honrar.
Nas eleições presidenciais do próximo dia 18 de janeiro, temos de ser capazes de escolher o candidato que melhor se adequa às necessidades que Portugal enfrenta. Precisamos de um Presidente da República que, pelo seu conhecimento e pela sua experiência profissional, tenha o perfil adequado ao momento que vivemos; que seja profundo conhecedor da geopolítica mundial, europeísta convicto e um democrata capaz de ajudar a impulsionar as reformas de que o regime e a sociedade tanto necessitam.
Alguém que pelo seu percurso tenha a possibilidade de ser transversal ao conjunto da nossa sociedade, convicto das suas ideias, equidistante de todos os partidos e independente de todo e qualquer interesse corporativo ou setorial, para que as suas decisões possam obedecer exclusivamente à sua consciência e ao superior interesse nacional.
Alguém com sentido de Estado e com a gravitas necessária à representação de Portugal de acordo com o respeito, a dignidade e a honra que a nossa História impõe.
3 – Ao longo dos tempos, e em muitas circunstâncias da sua vida, os abaixo-assinados serviram ou ainda servem o País através dos partidos integrantes da AD – Aliança Democrática, exercendo as mais diversas funções como titulares dos órgãos internos do PSD ou do CDS ou em cargos públicos por indicação desses partidos ou ainda em Governos por eles apoiados.
É, pois, com o mesmo espírito livre, e com a mesma dedicação à causa pública, que desde sempre têm presidido às suas opções, e atendendo às razões aqui expostas, que resolveram declarar o seu apoio ao candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo.
Nele reconhecemos o cumprimento dos requisitos de independência, de frontalidade, de vontade reformista, de experiência profissional e de serviço à Pátria que devem nortear o Presidente da República Portuguesa.
Nele vemos a hombridade e a retidão do Homem de Estado, capaz de rasgar novos horizontes e, na circunstância presente, aquele que melhor pode representar e servir os interesses de Portugal.
Em anexo: Lista dos 100 subscritores
Aos 7 de janeiro de 2026
===========================================