NOTÍCIAS

Alfândega do Porto encheu-se para dar as boas-vindas a Gouveia e Melo

Jantar da Associação Honrar Portugal marca anúncio de Rui Rio como mandatário nacional

04 Jun, 2025

A noite de 31 de maio de 2025 ficará registada como um momento-chave na caminhada de Henrique Gouveia e Melo rumo à Presidência da República. A Alfândega do Porto acolheu centenas de cidadãos de todo o país para um jantar promovido pela Associação cívica Honrar Portugal, num ambiente marcado pela participação, energia e forte mobilização em torno da candidatura.

A grande surpresa da noite foi a presença de Rui Rio, antigo presidente do PSD e ex-presidente da Câmara do Porto, que subiu ao palco para anunciar que aceita o convite para ser mandatário nacional da candidatura de Henrique Gouveia e Melo. O anúncio foi recebido com uma ovação de pé e assinala um momento simbólico de alargamento e reforço da credibilidade da candidatura.

Dois dias após a apresentação oficial em Lisboa, este gesto veio sublinhar a transversalidade do apoio à candidatura de Gouveia e Melo, que tem vindo a congregar personalidades de diferentes setores políticos e da sociedade civil em torno de um projeto assente na ética, competência e serviço ao país.

“Estamos hoje aqui, num ambiente de partilha, de comunhão, porque é disso mesmo que se trata: partilhar uma visão, uma ambição e uma vontade profunda de fazer mais e melhor por Portugal”, referiu Gouveia e Melo, perante centenas de apoiantes vindos de todo o país.

O primeiro discurso da noite coube a Catarina Santos Cunha, que destacou o “tempo de desconfiança e polarização” que vivemos. Segundo a presidente da associação Honrar Portugal, “precisamos de uma Presidência que una e não que divida. Que escute antes de falar. Que represente com dignidade, e que nunca perca de vista os valores que devem guiar uma democracia madura: liberdade, solidariedade, responsabilidade,” salientou.

Gouveia e Melo chamou ao palco o seu mandatário nacional, Rui Rio, que considerou “um homem integro, do centro. Um homem equilibrado, com grande sentido de Estado, que esteve disponível para o diálogo e para contribuir para as reformas de que o país necessita, enquanto líder da oposição no passado e ao longo da sua extensa atividade política”.

“Vejo em Gouveia e Melo o candidato que Portugal deve eleger. Transversal a toda a sociedade e descomprometido com qualquer interesse partidário”, afirmou Rui Rio na sua intervenção. “Convicto nas suas ideias e determinado na prossecução dos seus objetivos; independente dos interesses corporativos dominantes e capaz de incentivas as ruturas indispensáveis à reposição da qualidade da nossa democracia e ao esvaziamento do populismo que a degrada,” concluiu, numa declaração que arrancou uma ovação de pé

Com a Alfândega do Porto completamente cheia, o jantar foi muito mais do que um evento de campanha: foi a afirmação de um movimento crescente, determinado em renovar a política portuguesa com responsabilidade, sentido de missão e espírito patriótico.

Henrique Gouveia e Melo encerrou a noite com um apelo à ação: “vamos fazer parte desta mudança. Vamos alimentar este movimento por um Portugal melhor. Vamos mostrar que é possível acreditar de novo.”

Junte-se a este movimento. Vamos unir Portugal em torno desta candidatura.

Jantar da Associação Cívica Honrar Portugal