NOTÍCIAS

“O desporto é um agregador da identidade nacional”

24 Set, 2025

Henrique Gouveia e Melo participou esta semana na Cimeira de Presidentes de Federações Desportivas, um encontro dedicado ao diálogo entre os candidatos à Presidência da República e o setor desportivo, promovido pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

O candidato destacou o papel estruturante do desporto para o futuro do país, sublinhando a sua influência transversal: “O desporto afeta a saúde, a economia, a diplomacia e a própria identidade nacional. É um verdadeiro elevador social e não pode ser relegado para segundo plano.”

Lembrando que Portugal tem apenas metade dos praticantes desportivos e metade do financiamento da média europeia, Gouveia e Melo sublinhou que o investimento no setor terá sempre impacto numa vida mais prolongada e com maior qualidade para todos. “O desporto é também um elevador social, por isso é importante que seja assegurado pelo Estado”, referiu.

Para o candidato, a ligação entre desporto e saúde é inegável: “Hoje temos uma população idosa, que vive mais tempo, mas muitas vezes demasiado medicamentada e nem sempre com qualidade de vida. Falta-nos uma cultura de prevenção da doença, e o desporto é parte central dessa solução.”
Para Gouveia e Melo, qualquer sociedade assenta em três bases fundamentais: território, organização política e população. Mas precisa também de desporto e cultura, atividades que moldam e transformam a vida coletiva.

A iniciativa da CDP reforçou a missão de aproximar o setor desportivo dos mais altos cargos da vida política nacional, evidenciando a relevância da magistratura de influência do Presidente da República na valorização do desporto em Portugal.

Veja aqui os melhores momentos.