NOTÍCIAS

Gouveia e Melo defende descentralização e liberdade política em visita ao distrito de Viana do Castelo

18 Out, 2025

O segundo dia de visita de Henrique Gouveia e Melo ao distrito de Viana do Castelo iniciou-se com um encontro com a imprensa regional, onde o candidato presidencial defendeu a descentralização de poderes e recursos como condição essencial para o desenvolvimento equilibrado do país.

“Temos de descentralizar responsabilidades, mas também os recursos financeiros. Não podem ser as câmaras responsáveis pela educação, por exemplo, sem terem dinheiro para isso. O equilíbrio é fundamental, mas o atual grau de centralização está a bloquear o país”, afirmou.

Questionado sobre a natureza da sua candidatura, Gouveia e Melo reiterou que aceita apoios de pessoas independentes de diferentes partidos, mas que não quer estar condicionado por nenhum partido. “Desejo manter a minha liberdade e acredito que é isso que os portugueses esperam de um Presidente da República”, sublinhou, acrescentando que o apoio popular tem sido um grande incentivo desde o início.

O mandatário nacional da candidatura, Rui Rio, reforçou esta visão, destacando que “o Almirante Gouveia e Melo representa uma nova forma de estar na política, focada no interesse nacional e longe das lógicas partidárias.”

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, reiterou o seu apoio, considerando a região “um espelho das questões nacionais, com um enorme potencial por explorar”. O autarca declarou que “o apoio à candidatura do Almirante é um compromisso com o futuro do nosso país.”

Ao almoço, com mais de uma centena de apoiantes, Gouveia e Melo apelou à ambição coletiva dos portugueses: “Nós queremos ser um povo próspero, evoluído, livre e que pratique verdadeiramente a democracia plural, não uma democracia aos gritos e com medo.”

Na ocasião, o candidato somou mais um apoio significativo do Presidente da Câmara de Ponte de Lima. Vasco Ferraz, manifestou o seu apoio, afirmando ver em Gouveia e Melo “a pessoa indicada para aquilo que será o futuro de Portugal.”

O fim de tarde ficou marcado por uma visita ao Clube Náutico de Ponte de Lima, acompanhado pelo canoísta olímpico Fernando Pimenta, a quem Gouveia e Melo reconheceu como um enorme orgulho nacional.

Esta deslocação ao distrito de Viana do Castelo demonstrou uma vez mais a enorme mobilização em torno desta candidatura e permitiu, nas palavras do candidato, “conhecer melhor as potencialidades e os desafios de uma região que reflete, em muitos aspetos, as questões estruturais do país.”