NOTÍCIAS

Gouveia e Melo valoriza apoio social e desenvolvimento humano em visita a Cascais e à Amadora

01 Nov, 2025

O candidato à Presidência da República destacou o papel das instituições que promovem inclusão, reabilitação e oportunidades para as comunidades mais vulneráveis.

Henrique Gouveia e Melo esteve esta sexta-feira em Cascais, num dia dedicado ao contacto com instituições de apoio social e projetos de desenvolvimento humano, sublinhando a importância da solidariedade e da igualdade de oportunidades como pilares de uma sociedade mais justa.

A visita começou no Centro de Apoio Social do Pisão, da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, uma unidade que acolhe em regime de internamento adultos com patologia psiquiátrica, cujos quadros psicossociais exigem cuidados básicos de subsistência e de saúde, abrangendo dimensões físicas, psíquicas, sociais, ocupacionais e de reabilitação.

Durante a deslocação, Gouveia e Melo teve oportunidade de conhecer as equipas técnicas, valorizando o papel das Misericórdias e das instituições sociais no apoio a quem mais precisa e na promoção da dignidade humana.

A segunda paragem do dia foi na Academia Johnson, um projeto que apoia mais de 200 crianças e jovens provenientes de diversos bairros de Lisboa e Amadora. A Academia dedica-se ao desenvolvimento humano e comunitário, oferecendo atividades educativas, culturais e desportivas que visam criar oportunidades e ferramentas para que crianças, jovens e famílias construam um futuro mais próspero.

Além dos problemas do racismo e da xenofobia, durante a conversa na Academia Johnson foram também abordadas as questões da pobreza e da exclusão social.

O ex-chefe de Estado-Maior da Armada ouviu que algumas crianças chegam à academia depois da escola, a meio da tarde, e o lanche que ali têm é a sua última refeição.

“Podem contar comigo. O meu foco vai ser o combate à pobreza. Estou aqui na Academia Johnson por profundo respeito pelo vosso trabalho e para dar visibilidade ao vosso trabalho”, justificou.

Durante a visita, o Almirante ficou visivelmente contente quando lhe disseram que na academia se praticam sete desportos, entre os quais a canoagem, o remo e a vela, desportos de mar que os responsáveis da entidade consideram importantes para estimular a solidariedade entre os jovens praticantes.

“Nunca desistam”, pediu Gouveia e Melo antes de abandonar a Academia Johnson no Bairro do Zambujal.

A visita permitiu destacar a importância de iniciativas que apostam na educação, na formação de valores e na igualdade de oportunidades, promovendo a coesão social e o bem-estar das comunidades.