NOTÍCIAS

Gouveia e Melo defende valorização do talento jovem na 3.ª sessão do ciclo de conferências “Portugal com Rumo”

04 Nov, 2025

A ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, no Porto, recebeu a terceira sessão do ciclo de conferências “Portugal com Rumo”, dedicada ao tema “Acelerar Portugal – Inteligência Artificial, Inteligência Coletiva e Juventude”.

O debate reuniu Paulo Rosado, Sara Aguiar e Ricardo Santos Lopes, sob a moderação de Carlos Brazão, num painel que abordou os desafios e oportunidades da transformação digital, da inovação e do papel da nova geração no futuro do país.

Henrique Gouveia e Melo acredita que os jovens que vão para fora podem voltar se tiverem os incentivos certos, defendendo uma estratégia nacional que una o conhecimento científico, a tecnologia e a inteligência coletiva ao serviço do desenvolvimento.

Paulo Rosado, fundador e antigo CEO da OutSystems, destacou a importância de investir em talento. “Quero um Portugal em que todos os jovens começam na mesma linha de partida, independentemente do código postal, da formação dos pais ou do nível económico da família, todos têm de ter as mesmas oportunidades à cabeça”, afirmou.

Sara Aguiar, gestora na Procter & Gamble na Suíça e líder de projetos de impacto social como o Ponto Zero e o Coletivo Matéria, salientou que os jovens portugueses são reconhecidos lá fora como excelentes trabalhadores, são fazedores, mas que é essencial criar mecanismos que valorizem a sua voz e permitam transformar ideias em ação.

Já Ricardo Santos Lopes, Head of Business Growth & Executive Board Member da Capgemini Portugal, abordou a importância da inteligência artificial na economia e na gestão pública, defendendo que não podemos parar o tempo mas podemos ajustar as velas.

Este encontro foi mais uma iniciativa que pretende promover o debate sobre os grandes desafios do país, ouvindo especialistas, empresários e a sociedade civil em diferentes regiões.

A quarta edição do ciclo de conferências Portugal com rumo dedicada ao tema Portugal em Equilíbrio – Os Territórios Importam, realiza-se na quinta-feira, 6 de novembro, às 17h30 no Instituto Politécnico de Viseu, em Viseu.

Nesta conferência contaremos com intervenções de António Correia de Campos, Carlos Carreiras, José Manuel Sobral, Gualter Couto e Henrique Gouveia e Melo. A sessão é conduzida por André Marques da Cunha.