Henrique Gouveia e Melo, candidato à Presidência da República, esteve no Porto, onde percorreu a Rua de Santa Catarina e participou na recolha de assinaturas, num momento de proximidade com apoiantes.
Na visita à Feira do Livro, o candidato abordou o tema da educação, deixando um alerta sobre a diminuição do número de estudantes que prosseguem estudos após o ensino secundário.
“Começa a existir a convicção de que ter um diploma ou não, em termos salariais, se torna quase indiferente”, afirmou, sublinhando que os custos com deslocações, habitação, propinas, a escassez de camas para estudantes e a falta de investimento em bolsas são fatores que explicam esta quebra.
Para Gouveia e Melo, esta tendência terá consequências graves para o país daqui a 10 ou 20 anos.
Considera ainda que o potencial da população portuguesa não está a ser plenamente aproveitado, sobretudo em áreas do conhecimento críticas para uma nova economia.
Ao final do dia, deslocou-se a Penafiel para visitar a Agrival – Feira Agrícola do Vale do Sousa, uma das maiores do Norte e do Centro do país. Com 44 edições, a feira é hoje um espaço de negócios, gastronomia, entretenimento e exposições, simbolizando o dinamismo e o empreendedorismo da região.
Com esta visita, Henrique Gouveia e Melo reafirmou o compromisso de ser um Presidente atento às potencialidades do país e próximo das pessoas.
Veja os melhores momentos deste dia aqui.