NOTÍCIAS

Gouveia e Melo reforça importância das Comunidades Portuguesas: “Temos desperdiçado um dos nossos maiores ativos”

08 Jul, 2025

Henrique Gouveia e Melo participou, dia 8 de julho, no Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), onde reforçou o seu compromisso com a diáspora portuguesa e sublinhou a urgência de fortalecer a ligação entre Portugal e os milhões de portugueses que vivem, estudam ou trabalham além-fronteiras.

“Nós temos desperdiçado esse ativo que são as nossas comunidades. Elas são uma mais-valia que não está a ser totalmente explorada”, afirmou o candidato à Presidência da República, destacando o enorme potencial das comunidades portuguesas para o desenvolvimento económico, cultural e diplomático do país.

Na sua intervenção, Gouveia e Melo defendeu a implementação do voto eletrónico à distância, como forma de aumentar a participação dos emigrantes nas eleições, e apelou a uma representação política mais justa e proporcional dos votos dos portugueses no estrangeiro. “Dar o voto às comunidades é aumentar o seu valor político”, referiu.

Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP

Com conhecimento direto da realidade da emigração, o Almirante recordou a sua própria experiência como emigrante, reafirmando a sua empatia e compromisso com todos os portugueses fora de Portugal:

“Fui emigrante e conheço bem as necessidades e dificuldades de quem vive longe do seu país. Conto com todos, em Portugal e onde quer que viva um português.”

A valorização da diáspora é fundamental para Henrique Gouveia e Melo, um candidato que reconhece que Portugal vai muito além das suas fronteiras e que acredita no poder de cada português, onde quer que estejam, e da nossa ambição coletiva, para construir um país mais forte, mais justo e mais unido.

 

Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP