Entre os dias 4 e 6 de julho, Henrique Gouveia e Melo esteve na Região Autónoma da Madeira, incluindo o Porto Santo, numa visita marcada pela proximidade, pela valorização da ciência e inovação, e pelo reforço da coesão territorial como pilar central do seu projeto presidencial.
A deslocação começou na sexta-feira, com a visita ao novo Hospital Central da Madeira, um investimento superior a 350 milhões de euros, estratégico para a região.
No sábado, iniciou o dia com uma visita à Unidade Autónoma de Gás – Socorridos, uma infraestrutura que garante uma maior independência energética na região, seguindo-se o emblemático Mercado dos Lavradores, onde contactou diretamente com comerciantes e madeirenses, reforçando o seu compromisso com uma política próxima, participativa e centrada nas pessoas.
“Quero privilegiar os contactos diretos, falar diretamente com as pessoas, saber o que pensam.”, afirmou.
Mais tarde, visitou a ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, onde se reuniu com investigadores e acompanhou o trabalho desenvolvido na valorização da nossa área marítima, uma visita que sublinhou a importância de promover o conhecimento como motor de desenvolvimento.
Tempo ainda para um encontro com o atleta olímpico João Rodrigues, exemplo de mérito e dedicação, que desenvolve um trabalho notável na formação de jovens na região.
O dia terminou num jantar com o antigo Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, símbolo da autonomia madeirense e da afirmação regional no contexto nacional, que reafirmou o seu apoio a esta candidatura.
No domingo, a deslocação estendeu-se ao Porto Santo, a bordo do Lobo Marinho, com uma visita à Central Dessalinizadora, onde conheceu “soluções reais para um futuro mais sustentável”, uma central que há mais de 40 anos assegura a sustentabilidade hídrica da ilha.
“Estive pela Madeira e pelos Açores para ouvir, aprender e afirmar uma visão clara: temos de nos unir e desenvolver Portugal como um todo, com todas as regiões. É neste país coeso que acredito.”
Veja as imagens da visita.