O prodígio do triatlo português foi vice-campeão do mundo aos 20 anos e ambiciona conquistar ainda mais títulos.
No Triatlo, o desporto conjuga-se em três verbos diferentes: Nadar, pedalar e correr. Vasco Vilaça domina os três. Com apenas 24 anos, o jovem prodígio oriundo da Amadora, na zona de Lisboa, continua a dar provas do seu talento e dedicação à modalidade.
O amor pelo desporto surgiu cedo. Com apenas três anos de idade, Vasco já praticava ginástica. Em 2006, aos seis anos de idade - enquanto a maior parte das crianças aprendia a andar de bicicleta - participou do seu primeiro duatlo (Corrida/Bike/Corrida). Nesse momento, soube que “queria ser triatleta”.
Em 2013, com 14 anos, rumou até à Suécia para estudar e treinar e o País nórdico tornou-se a sua nova casa até aos dias de hoje.
Vasco Vilaça juntou-se à equipa Juvenil de Portugal, em 2014, aquela que seria a sua primeira corrida internacional. Desde 2016, o atleta está envolvido no projeto olímpico português com uma série de fortes resultados internacionais. A prova disso? Antes de chegar a Hamburgo, naquela que foi apenas a sua segunda participação numa prova da World Series, Vasco sagrou-se vice-campeão mundial de juniores e campeão europeu de juniores, em 2017.
Em 2020, Vasco não desanimou. O ano atípico deu-lhe o tempo de que precisava para treinar sem interrupções, doenças ou lesões. O objetivo? Conquistar um lugar nos pódios de Elite. E, assim foi. Em setembro de 2020, após vários meses sem competir, Vilaça tornou-se vice-campeão mundial com apenas 20 anos de idade. E, as conquistas não ficaram por aqui. Apenas uma semana depois, naquela que se tornou a sua terceira distância olímpica, o triatleta arrecadou a medalha de prata na Copa do Mundo de Karlovy Vary 2020.
Em 2022, a aventura no triatlo continuou com o primeiro pódio do ano na Super League de Munique. Em solo alemão, o triatleta ficou a menos de três segundos do primeiro lugar na segunda etapa da Super League Thriatlon.
No ano de 2023, as conquistas continuaram com o triatleta a vencer o World Triathlon Cup em Roma e a somar dois pódios à sua carreira - um em Abu Dhabi e outro em Hamburgo.
Em 2024, Vilaça está a dar o tudo por tudo e as conquistas prometem chegar em força.